Eu e minha esposa tivemos um prazer que poucas pessoas tem na sua vida. Foi o prazer de ter feito parte da historia, da historia de uma nação, da historia de pessoas, da historia de um povo sofrido, mas cheios de esperança, fomos escolhidos por Deus para reescrevar a historia de pessoas que não tinha mais esperança de viver. Quando decidimos que iamos para o Timor Leste no ano de 2000, muitas pessoas nos tachou de loucos, o motivo é porque o pais estava vivendo um momento de tensão de guerra, muitas pessoas tinha morrido por causa da libertação da vida opressora imposta pela Indonésia durante 25 anos, a mesma ocorreu de 1975 a 1999, o mundo ficou sabendo das atrocidades que acontecia naquela pequena ilha, atrocidades estas impostas por soldados indonésianos, aparti do momento que muitas coisas veio a luz através de Xanana Gusmão, José Ramos Horta e o Bispo Ximenes Belo e também por causa de alguns paises que resolveu confrontar o general Suhato da Indonésia que ordenava os massacres dos timorenses. O nosso tempo no Timor Leste foi relativamente curto, de outubro de 2000 a fevereiro de 2001, mas foi tempo suficiente para viver a cultura, o povo e a situação.
Somos Missionarios de tempo integral em Jovens Com Uma Missão desde 1997, eu e minha esposa ja tivemos passagens por varios paises nos 5 continentes da terra, mas creio que nenhum outro lugar mexeu e marcou tanto a nossa vida e historia em Missões como a nossa Passagem pelo Timor Leste.
As fotos que segue abaixo mostra um pouquinho do que foi nosso tempo No Timor Leste. Eu tenho uma albo extensivo de fotos do Timor, é uma pena que na epoca ainda não se achava maquinas digitais com facilidade e tirei essas fotos abaixo com as velhas maquinas com filme de rolo. Descrevo cada uma das fotos para que os leitores saibam um pouco de cada historia. Aqui neste Blog eu uso uma linguagem um pouco diferente que o leitor que não é evangelico ainda, não está acostumado a falar ou ler ou ouvir, mas preciso relatar certas formas para que todas as pessoas que acessam este blog entenda cada foto e situação.
Foto 1: fomos convidados para um casamento de um casal de Timorenses, a maioria dos convidados estava com suas roupas normais, incluisve eu e minha esposa Giseli, mas os padrinhos e os noivos usavam roupas especiais, o casal que esta de pé são os noivos e os que estào agachados são as pessoas que irá celebrar a cerimonia. Nomento da cerimonia foi trazido uma bandeja que continha frutas e outra com cigarro e um tipo de bebida alcoolica do pais e casal tanto fumou como bebeu e comeu, e isso tudo durante a cerimonia, pois fazia parte da celebação, isso é um pouco da cultura do povo Timorense do outro lado do outro lado do mundo.
Foto 2: Eu( Paulo Brito) distribuindo folhetos com mensagens biblicas pelas ruas da capital Dili, era uma experiencia interessante porque não é como no Brasil que as pessoas recusam, lá pelo contrario todos vinham para minha direção porque queriam saber o que era e com isso sempre eu tinha a oportunidade de falar sobre o sacrificio de Jesus na cruz. Alem de folhetos de evangelismo também distribuiamos Novos Testamentos em portugues para aquelas pessoas que sabiam ler em portugues.
Foto 3: Um dos trabalhos da minha esposa era ensinar portugues em uma escola que fica no bairro onde moravamos, o bairro tinha o nome de Comoro, a minha esposa está de calça Jeans com blusa cinza e esta abraçada com Rosa que na ocasião tinha 37 anos e com Amil filho de Rosa que tinha 6 anos na epoca desta foto, Rosa e Amil entraram para a historia de nossa vida e vice-versa, Rosa foi uma das alunas de Minha esposa e elas ficaram amigas e então minha eposa teve a oportunidade de ministrar sobre Jesus para Rosa, ficamos também sabendo um pouco da vida de Rosa que Tinha sido casada 2 vezes e se separou dos 2 maridos porque eles batiam nela constantemente, Rosa também nos contou que perdeu 3 filhos de doença e de fome por causa da guerra. Mas Rosa através de minha esposa teve a oportunidade de se encontrar com Jesus e ser restaurada através do amor de Deus.
Foto 4: Minha esposa Giseli Brito andando em frente de um local aonde podia se comprar alimento mais barato, principalmente para os nativos do local, depois do referendo de 1999 todos os mercados de produtos alimenticios tinha sido fechados e os Americanos e Autralianos abriram supermecados para vender as coisas para os funcionarios da ONU( Organização das Nações Unidas), porém o povo mais pobre não tinha condições de entrar em tais Supermecados para comprar comida ja que eram muito caras, e nestes "mercados" improvisados podia se comprar algumas coisas mais basicas com preços mais baixo.
Fotos 5 e 6: a foto 5 estamos em um bate-bapo com o então presidente da republica do Brasil Fernando Henrique Cardoso, que foi visitar as tropas do exercito Brasileiro na ocasião, e foi oferecido pelo presidente uma pequena recepção para a comunidade brasileira que estava no pais naquela ocasião.
A foto 6 eu e minha esposa estamos posando ao lado de soldados Australianos que fazia parte da força de paz enviada pela ONU para o pais na ocasião dos conflitos de guerra civil e militar.
Foto 7: Eu e Minha esposa ao lado de Sergio Vieira de Melo que na ocasião era o comandante geral das forças de paz da ONU no Timor Leste, tivemos a oportunidade de orar e falar de Jesus para Ele. Sergio morreu em um atentado terrorista no ano de 2003 no Iraque, quando era destacado para comandar toda a força de paz da ONU naquele pais.
Foto 8: Esta foto mostra mais um pouco dos costumes exóticos do povo Timorense. É isso mesmo que você está pensando!!!!!!! um cachorro sendo preparado para ser o prato do dia. Boa parte do povo do Timor tem o costume de comer cachorro. E este ai tava uma delicia!!!!!!hum!!!!!!!!!
Foto 9: Essa era a nossa equipe de missionarios e eu era o lider. Da esquerda para a direita está: Antonio, Carlos(Caê) Paulo Brito, Giseli( minha linda esposa) e André.
Nenhum comentário:
Postar um comentário